Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 01 de fevereiro de 2024 por Mecânica de Comunicação

Análise multicritério tem contribuído para a seleção de tecnologias para tratamento de esgoto

Decidir qual processo de tratamento de esgoto adotar pode ser tarefa complexa e com diversos critérios. A seleção de uma alternativa costuma ser baseada em uma análise técnica e econômica, entretanto deve considerar também aspectos sociais, ambientais, políticos, entre outros que se mostrarem relevantes à comparação de um determinado conjunto de alternativas. Considerando também os conflitos de interesses e diferentes pontos de vista.

Os pontos técnicos são em grande parte das vezes intangíveis e, num grande número de situações, a decisão final pode assumir um caráter de subjetividade. Para que a eleição conduza realmente à alternativa mais adequada para a configuração em análise, critérios ou pesos devem ser atribuídos a diversos aspectos, vinculados essencialmente à realidade em foco.

A comparação entre os aspectos é geral, devido à especificidade de cada região ou país e aos altos contrastes usualmente observáveis nos países em desenvolvimento, além da grande variação entre zona urbana e rural. Sendo os aspectos importantes na seleção de sistema de tratamento de esgotos: eficiência, confiabilidade, requisitos de área, sustentabilidade ambiental, custos de operação, custos de implantação, sustentabilidade da estação e simplicidade.

Alguns fatores importantes devem ser considerados na avaliação e seleção dos processos de tratamento de esgoto: aplicabilidade do processo, faixa de vazões e variação aplicáveis, características do esgoto afluente, constituintes inibitórios ao processo de tratamento e constituintes que não são afetadas durante o tratamento, restrições climáticas, critérios de cinética de reação e de carga de massa, taxas de transferência de massa ou de carga de massa, desempenho, tratamento de residuais, processamento de lodo, restrições ambientais, requerimentos químicos, requerimentos de energia, requerimento de outros recursos, requerimento de pessoal, operação e manutenção, processos complementares, confiabilidade, complexidade, compatibilidade, adaptabilidade, análise de ciclo de vida e disponibilidade de área.

Para a realização de uma análise global, portanto, são necessários métodos baseados na otimização do resultado de um grupo de funções, ou seja, um conjunto de ótimas soluções para a tomada de decisão. A abordagem multicritério tem como características, o envolvimento de vários atores definindo aspectos relevantes dos processos decisórios complexos, considera juízo de valor dos atores envolvidos, identifica os limites da objetividade e considera que o problema não está claramente definido nem bem estruturado. As metodologias multicriteriais podem ser utilizadas em várias áreas de atuação como no esgotamento sanitário.

Em 2017, por exemplo, pesquisadores desenvolveram uma metodologia integrada utilizando os dois métodos MCDM, AHP e TOPSIS em combinação com a lógica fuzzy, para seleção da tecnologia ideal de tratamento de esgoto. Foram identificadas e classificadas as tecnologias industriais mais utilizados na indústria siderúrgica do Irã, em relação aos seis critérios de avaliação e seus trinta indicadores associados. Os resultados da pesquisa mostram que a prioridade dos especialistas é encontrar alternativas de tratamento mais avançadas.

Outro estudo para seleção do sistema ideal para tratamento de esgoto foi baseado em aspectos econômicos utilizando o método de análise multicritério ELECTRETRI. Outros estudos evidenciaram em anos anteriores evidenciaram que as metodologias de análise multicritério vêm auxiliando os agentes de decisão na resolução de problemas complexos, padronizando o processo de tomada de decisão através de modelagem matemática, com adoção de vários critérios (objetivos e subjetivos) que auxiliam o decisor a resolver problemas.

As informações acima foram extraídas da dissertação de mestrado Seleção de Tecnologias de Tratamento de Esgoto Utilizando Análise Multicritério, defendida por Elaine Cristina Brás de Freitas, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Goiás, sob orientação do professor Francisco Javier Cuba Teran.

Foto: Kekyalyaynen / Shutterstock.com