Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 22 de dezembro de 2023 por Mecânica de Comunicação

Muitas realizações em 2023 e boas perspectivas em 2024

Em 2023, a Sobratema completou 35 anos de atuação nos mercados de equipamentos, da construção e da mineração. Foram muitas atividades realizadas por seus diversos programas e iniciativas de cunho técnico, institucional, tecnológico, informativo e educacional.

Na área de eventos, quatro Webinar Sobratema, o 37º Workshop Revista M&T, o 9º Fórum de Infraestrutura Grandes Construções e o 18º Tendências no Mercado da Construção trouxeram temáticas e conteúdos relevantes, debatidos por renomados especialistas, contribuindo para contextualizar a conjuntura econômica e setorial, para ampliar o conhecimento técnico e mercadológico e para direcionar as ações e iniciativas, resultando em desenvolvimento sustentável da área de equipamentos e dos setores da construção e mineração. Os eventos estão disponíveis no Canal da Sobratema no Youtube e contam com mais de 50 mil visualizações.

Em termos de conteúdo e informação qualificados, foram publicadas dez edições da Revista M&T e três edições especiais da Revista Grandes Construções, além das newsletteres semanais editadas com as principais notícias dos mercados de equipamentos, construção e infraestrutura.

Ainda foram divulgados os dados inéditos do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, durante o Tendências no Mercado da Construção, cuja estimativa é de uma retração no volume de máquinas da linha amarela (movimentação de terra) comercializadas em 2023, após um ano histórico, quando o setor alcançou o melhor patamar de vendas desde 2007, com 39,3 mil unidades comercializadas. O levantamento prevê. uma queda de 21% neste ano ante 2022, com 31 mil unidades comercializadas.

Para contribuir com a preservação do meio ambiente, o Movimento BW promoveu uma série de eventos online, com destaque para o BW Works SENAI – empresas inovadoras, que contou com o apoio do SENAI, por meio dos Institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia, e apresentou diversos episódios sobre companhias que estão utilizando a tecnologia para diminuir o impacto ambiental das atividades humanas.

Na área de capacitação profissional, dezenas de alunos participaram dos cursos promovidos pelo Instituto OPUS de Capacitação Profissional e a Sobratema participou do Comitê de Qualificação e Certificação de Pessoas no âmbito da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CB-099) para a publicação de normas técnicas relacionadas à certificação de pessoas que atuam em movimentação de cargas: ABNT NBR NBR17089 - Qualificação e certificação de pessoas para içamento e movimentação de carga com equipamentos de guindar para trabalho onshore — Requisitos, e ABNT NBR11436 - Procedimento de comunicação para operações de movimentação de carga com equipamentos de guindar.

O Programa Custo Horário de Equipamentos para Construção recebeu nova atualização e a entidade seguiu participando de importantes movimentos e iniciativas do setor, a fim de contribuir para a modernização da construção no país.

Para 2024, a Sobratema continuará atuando de forma pujante para o desenvolvimento dos setores de atuação, bem como de seus associados. Há também boas perpspectivas para o mercado de máquinas, segundo o Estudo de Mercado, com estimativas de crescimento nas vendas da ordem de 7% para o segmento de máquinas da linha amarela e de 6% para todo o setor de equipamentos para construção.

Confira o calendário de eventos da Sobratema, que se iniciará com a realização da M&T Expo 2024, marcada entre os dias 23 e 26 de abril, no São Paulo Expo. Todas as oportunidades para as empresas que atuam nos setores da construção civil, engenharia e infraestrutura ampliarem seus relacionamentos com um público qualificado no próximo ano estão no Universo Sobratema.