ARENA M&T estreia no Paraná e destaca investimentos em infraestrutura
A perspectiva de expansão dos investimentos em infraestrutura no Paraná e a necessidade de ampliar a produtividade das obras marcaram a solenidade de abertura da ARENA M&T 2026, realizada nesta quarta-feira (21), no Centro Multieventos de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.
“O estado vive um dos maiores ciclos de investimento em infraestrutura da sua história recente. Só neste ano, o governo federal autorizou mais de R$ 2 bilhões em obras de transportes no estado, alcançando rodovias, o Porto de Paranaguá e o aeroporto de Maringá. Cada real desse vira volume de terra movimentado, vira hora de máquina, vira demanda por equipamento e por quem sabe operá-lo. É por isso que a ARENA M&T começa aqui. Porque aqui existe obra, existe investimento e existe a necessidade real de mecanização”, explicou Afonso Mamede, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia e Gestão de Equipamentos (Sobratema).
O presidente da Sobratema também citou projetos rodoviários e portuários em andamento no Paraná, como o último trecho da BR-487, a Estrada Boiadeira, o Contorno Sul e as intervenções no Porto de Paranaguá, que ampliam a capacidade logística do estado. Esses empreendimentos ilustram a demanda por equipamentos e profissionais especializados para executar obras de diferentes portes e complexidades.
Rolf Pickert, CEO da Messe Muenchen do Brasil, afirmou que a ARENA M&T nasceu com o propósito de levar conhecimento, inovação, tecnologia e oportunidades de negócios para outras regiões do Brasil. “O formato permite que os visitantes vejam as máquinas em funcionamento, conheçam suas aplicações e conversem diretamente com os representantes das empresas. Queremos proporcionar uma experiência prática, capaz de gerar conhecimento, conexões e novas oportunidades para o setor.”
O prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes, destacou a importância da realização do evento para o município, que tem criado um ambiente cada vez mais favorável ao desenvolvimento econômico. “Receber a ARENA M&T é mais uma demonstração desse avanço e reforça o interesse dos empresários e das indústrias no potencial de Fazenda Rio Grande”, destacou.
Segundo Thiago Bonagura, secretário municipal para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Fazenda Rio Grande integra uma região com oportunidades de expansão, atraindo empresas interessadas em investir no município e em sua infraestrutura.
Na avaliação de José Alberto Pereira Ribeiro, presidente da Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações de Classe de Infraestrutura (Brasinfra), a aproximação entre tecnologia, fornecedores e construtores é especialmente relevante diante da perspectiva de crescimento do setor e da escassez de mão de obra qualificada. Já Cláudio Grochowicz, diretor da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), ressaltou a diversidade da indústria paranaense e sua conexão com a construção pesada, a mineração, indústria cimentícia, rochas ornamentais e a produção de insumos.
Expansão da M&T Expo – part of bauma NETWORK, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, o evento, que se encerra nesta sexta-feira (23/10), está reunindo fabricantes, distribuidores, locadores, prestadores de serviços e usuários de máquinas e equipamentos para construção, mineração e infraestrutura, com uma proposta que privilegia demonstrações práticas e o contato direto com as tecnologias.
Notícias relacionadas
Espaço Sobratema
Grandes Construções destaca desafios e novas tendências do mercado imobiliário
Espaço Sobratema
Modern Construction Show reitera a importância da industrialização da construção
Espaço Sobratema
Sobratema reúne lideranças para discutir cenário econômico e planejamento para 2027
Espaço Sobratema